Pais de alunos estão preocupados com presença de pombos em escola de Palmas

Desentupidora e Dedetizadora

Mãe gravou vídeo mostrando fezes do animal na quadra poliesportiva da cidade. Infestação de pombos também tem sido registrada no Hospital Geral de Palmas.

Por G1 Tocantins

14/02/2020 19h43  Atualizado há uma semana

Pais reclamam de infestação de pombos em escola de Palmas

 

Pais de alunos da Escola de Tempo Integral Padre Josimo, na região norte da capital, estão preocupados com uma infestação de pombos. Um vídeo feito pela mãe de um aluno mostra a quadra de esportes da unidade com fezes no chão. Saber da presença constante das aves no local onde as crianças brincam e praticam esportes preocupa.

"Me preocupa um pouco porque pombo a gente sabe que transmite doenças. Então, não é o ambiente mais adequado para uma escola", afirmou Bruno Félix, servidor público pai de uma aluna.

Apesar de parecerem inofensivas, as aves são perigosas porque podem transmitir e causar doenças.

"Essa convivência com os pombos pode acarretar algumas alergias nas pessoas mais sensíveis, problemas respiratórios, doenças respiratórias e até contaminação de alimentos. Aquela bactéria salmonela pode ser transmitida pelas fezes e restos de penas desses animais. A doença mais grave que pode ser transmitida é a criptococose, que também é associada às fezes desses animais", explicou o biólogo Marco Timóteo Torres.

É comum ver os pássaros em várias partes da cidade. Em cima de casas, nas ruas e até no Hospital Geral de Palmas o problema foi registrado. As aves geralmente estão em busca de comida e abrigo.

 

Pombos em estacionamento em Palmas — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Pombos em estacionamento em Palmas — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Pombos em estacionamento em Palmas — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O que pode ter atraído os animais para a quadra da escola, por exemplo, é a grande possibilidade de construir ninhos na cobertura da quadra se esportes. Os pombos não são nativos do Brasil e em casos de reprodução desordenada chegam a ser considerados uma praga.

"A recomendação para a população é não ir para estas medidas de controle baseadas pelo que seria mais fácil, como envenenar. Não pode, é crime ambiental. A medida é a médio e longo prazo, que é excluir os locais de ninhos, colocar uma tela, colocar uma placa de isopor naquela fresta para não construir o ninho ali. E evitar ao máximo alimentar esses animais", disse o biólogo.

 

O que dizem os citados

 

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) informou que a Escola de Tempo Integral Padre Josimo está tomando as medidas necessárias para a captura dos pombos. "Armadilhas estão sendo utilizadas para capturá-los e retirá-los do local".

A direção da unidade explicou ainda que a concentração das aves está na quadra poliesportiva, distante do refeitório onde acontecem as refeições, sem qualquer tipo de risco à saúde dos alunos.

Pombos no HGP

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou que continua estudando uma solução para a presença dos pombos.

Ver materia completa abaixo:

Fonte.

https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2020/02/14/pais-de-alunos-estao-preocupados-com-presenca-de-pombos-em-escola-de-palmas.ghtml