ATENDIMENTO 24H (11) 2815.0234
11 3136.0692 / 3136.0384


Dedetização de Cupins Orçamento sem compromisso. Atendimento imediato.

Insetos que vivem em sociedades, como as formigas e abelhas, e são capazes de destruir madeiras.

Os cupins podem ser: Cupins de solo ou subterrâneos, e cupins de madeira seca.

Cupim de solo?

Os cupins de solo são aqueles que estabelecem colônias nos solo, vivendo às custas de madeira enterrada ou de árvores.

A partir do ninho, podem invadir os edifícios, construindo túneis nos seus componentes construtivos, como pisos, paredes, lajes etc, e atacar madeira e outros materiais celulósicos que permanecem em contato com a alvenaria.

Também podem estabelecer o ninho diretamente no interior dos componentes do edifício, sem contato com o solo, onde atacam a madeira lá encontrada e posteriormente estendem o ataque até atingirem os armários embutidos, molduras de portas, rodapés etc.

Cupim de madeira seca?

Os cupins de madeira seca se estabelecem diretamente no interior da madeira, não necessitando do contato com o solo ou com umidade, já que estão adaptados para sobreviver do alimento seco, sem fonte suplementar de umidade.

Atacam móveis e compontentes do edifício, como forros, lambris etc.

Aleluias e siriris são cupins?

Sim. São os reprodutores, cupins com asas.

Cupim ataca só madeira?

Os cupins que infestam casas e edifícios se alimentam, basicamente, de madeira (além dos cupins, existem as brocas de madeira, que também podem causar estragos nesse tipo de material.), mas não dispensam outros matériais celulósicos, como papel e papelão, tecidos, lã, couro e borracha.

Os cupins de madeira seca, além de madeira, podem causar danos em livros, sapatos, malas, roupas, cobertores,documentos, especialmente quando estes permanecem sem manuseio por longo tempo.

Já os cupins de solo são capazes de perfurar ou produzir estragos em muitos outros materiais que estejam entre a colônia e seu alimento principal que é a madeira.
Assim, atacam pisos, paredes, lajes impermeabilizadas e podem até desgastar o concreto, aproveitando-se das fissuras e falhas já existentes entre o concreto e os demais componentes do edifício, como os conduítes e dutos hidráulicos.

Os cupins transmitem alguma doença?

Os cupins não são vetores de doenças ou agentes perniciosos ao homem, sejam infecciosos, parasitários ou de outra natureza.

Cupim sai do esgoto?

Não. Os cupins vivem no interior das colônias e não são de vida livre, portanto não saem do esgoto nem de outros lugares para ganhar o meio externo, a não ser por ocasião das revoada, quando os reprodutores alados saem para procriar.

 Mito: “eles não comem concreto”

Para os cupins o formato da estrutura de madeira, a sua função na construção ou o projeto paisagístico não importa, o que conta é que grama e madeira são materiais celulósicos, sua principal fonte de alimento, conforme a espécie.

Com o crescimento da área cultivada e da urbanização em várias regiões do país, algumas espécies nativas poderão causar prejuízos ao homem.
A arborização nas grandes cidades tem sofrido muito com a presença dos cupins, consumindo as raízes e o cerne das árvores, prejudicando a absorção de água e nutrientes, podendo levar a morte ou ao tombamento.

As prefeituras devem se preocupar com esta questão, monitorando e controlando os focos existentes, na tentativa de preservar o tão pouco verde existente em nossas cidades.







© 2016 Protec Pragas desentupidora e dedetizadora e Controle de Pombos
Todos os direitos reservados.
Nos sigam