ATENDIMENTO 24H (11) 2815.0234


Controle de pragas Cupim Na freguesia do Ó SP.

Descupinização Freguesia do ó.

A Protec Pragas descupinizadora de São Paulo atende o bairro da freguesia do ó e suas regiões no combate as pragas urbanas, sendo comercios, escolas,empresas, condominios, residencias e outros.

Os isópteros (Isoptera) são uma ordem de insetoseusociais conhecida popularmente como cupim ouitapicuim1 (no Brasil), térmite ou térmita (em Portugal),salalé (em Angola) e muchém (em Moçambique). Com cerca de 2 800 espécies catalogadas no mundo, esses insetos são notórios pelos prejuízos econômicos que causam como pragas de madeira e de outros materiaiscelulósicos, ou ainda como pragas agrícolas, apesar de apenas cerca de 10% das espécies conhecidas de cupim possuir estas características.

Em número de espécies, a ordem Isoptera deve ser considerada intermediária entre os insetos; já em termos de biomassa e abundância, os cupins apresentam enorme significância e podem ser comparados àsformigas, minhocas, mamíferos herbívoros das savanasafricanas ou seres humanos, por exemplo, e estão entre os mais abundantes invertebrados de solo deecossistemas tropicais. Esta grande abundância dos cupins nos ecossistemas, aliada à existência de diferentes simbiontes, confere, a estes insetos, a possibilidade de desempenhar papéis como o de "superdecompositores" e auxiliares no balanço carbono-nitrogênio (Higashi & Abe, 1997).

Todos os cupins são eussociais, possuindo castas estéreis (soldados e operários). Umacolônia típica é constituída de um casal reprodutor, rei e rainha, que se ocupa apenas de produzir ovos; de inúmeros operários, que executam todo o trabalho e alimentam as outras castas; e de soldados, que são responsáveis pela defesa da colônia.

Existem também reprodutores secundários (neotênicos, formados a partir de ninfas cujos órgãos sexuais amadurecem sem que o desenvolvimento geral se complete), que podem substituir rei e rainha quando esses morrem, e que, às vezes, ocorrem em grande número numa mesma colônia. Os membros da família Kalotermitidae não possuem operários verdadeiros, sendo esse papel desempenhado por ninfas (pseudo-operários ou "pseudergates") que retêm a capacidade de se transformar em alados ou soldados.

Existem também cupins desprovidos de soldados, como é o caso de todos os representantesneotropicais da subfamília Apicotermitinae. Alguns cupins possuem dois ou três tipos de soldados, sempre de tamanhos diferentes, e às vezes morfologicamente tão distintos que poderiam passar por espécies diferentes.

A dispersão e fundação de novas colônias geralmente ocorre num determinado período do ano, coincidindo com o início da estação chuvosa. Nessa época, ocorrem as revoadas de cupins alados (chamados popularmente de aleluiasararáscupinssililuiassiriruias10 ou siriris), dos quais alguns poucos conseguem se acasalar e fundar uma nova colônia.

Descupinização (Controle de Cupins)







© 2016 Protec Pragas desentupidora e dedetizadora e Controle de Pombos
Todos os direitos reservados.
Nos sigam